Ecovilas
 
     
 

O que são Ecovilas

Ecovilas são comunidades sustentáveis que procuram respeitar o lugar em que vivem e criar condições de suprir as necessidades individuais e da sociedade, sem destruir mais do que o Planeta pode lhes oferecer, em termos ambientais.

Algumas das prioridades das ecovilas são: produção local de alimentos, construções ecológicas, sistemas de energias renováveis, economia solidária, processos participativos de tomada de decisões, diversidade cultural e espiritual, visão sistêmica para cuidar da saúde, comunicação adequada e educação transdisciplinar.

Nas áreas rurais, muitas dessas metas são até mais simples do que parecem porque é possível planejá-las e criar condições adequadas para seu desenvolvimento.

 

Ecovilas e Ecobairro

Mas como falar em produção local de alimentos nas grandes cidades? Como utilizar energias renováveis em seu apartamento? Como criar um sentimento de comunidade em um ambiente onde vivem milhões de pessoas?

É aí que entra o ECOBAIRRO. Para ajudar os bairros – que são porções menores da cidade – a transformar seu espaço em busca da sustentabilidade. Ser sustentável é, nesse sentido, sinônimo de viver bem, em harmonia com você, seu vizinho e seu lugar.

O Intercâmbio Ecovilas e Ecobairro é inevitável, pois como colaborar com o eixo urbano para uma vida sustentável, sem referência?

 

Ecovila Cósmica

O Conceito de Ecovila Cósmica, é a percepção que o Ecobairro teve ao saber que um planeta sustentável é urgente, e as experiências de bairros sustentáveis, a menor porção de uma cidade, poderá transformar numa cidade sustentável, um Estado sustentável, um país, um continente e por fim o nosso Planeta Terra, para que possa um dia ser chamado de uma Ecovila Cósmica.